Nubank

SCR - Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil

Perguntas frequentes

Saiba mais sobre SCR. 

SCR é a sigla para Sistema de Informações de Crédito, um sistema administrado pelo Banco Central do Brasil (Bacen) que contém informações sobre operações e limites de créditos concedidos pelas instituições financeiras que funcionam sob a autorização do Bacen. Na prática, ele é uma espécie de histórico financeiro atualizado mensalmente pelas instituições com as informações de crédito dos clientes. Quer um exemplo? Se você fez um empréstimo pessoal ou se possui limite de crédito com o Nubank, essas informações serão registradas nesse sistema. Isso vale tanto para operações a vencer (como uma fatura que ainda não fechou), quanto para operações já vencidas (como dívidas em atraso). Todas as movimentações acima de R$ 200 geram uma operação de crédito que será incluída no sistema. O Nubank envia esses dados regularmente para manter seu histórico sempre atualizado no SCR.
O SCR permite que o Bacen acompanhe as operações de crédito no sistema financeiro, agindo preventivamente em relação aos riscos da atividade. Ou seja: ele serve para que o Bacen supervisione as carteiras de crédito das instituições financeiras e atue caso seja identificada uma irregularidade. Além disso, o SCR também pode ser utilizado para que outras instituições consultem as informações de crédito de uma pessoa e analisem o risco de conceder crédito a ela. Mas não se preocupe: esse sistema é totalmente seguro e seus dados estão protegidos – essas instituições só podem consultar essas informações com a sua autorização. Vale dizer também que, mesmo com os dados do SCR, a decisão sobre a concessão de novas operações de crédito (como um limite mais alto, ou ofertas de empréstimo) é exclusiva das instituições, de acordo com suas políticas de crédito.
O SCR é uma base de dados com o histórico das suas operações de crédito e pode te ajudar a comprovar sua capacidade e pontualidade de pagamento. Ao acessar o sistema do SCR, você tem visibilidade de todas as operações de crédito acima de R$ 200 feitas no seu nome e, consequentemente, tem maior controle sobre a sua vida financeira. Essa também é uma forma de garantir que não há nenhuma irregularidade com o seu nome e que seus dados pessoais não estão sendo usados em golpes financeiros, por exemplo. O SCR também proporciona às instituições maior visibilidade sobre a capacidade de pagamento de clientes, possibilitando uma análise de crédito individualizada, de acordo com as necessidades de cada um.
Para consultar o SCR, basta acessar o site do Banco Central (www.bcb.gov.br), e vá para a área "Meu BC" ou "Registrato". Você precisará de uma conta Gov.br nível prata ou ouro para fazer login. No relatório unificado do SCR, as dívidas podem ser classificadas como, EM DIA, que é o valor total que você ainda deve pagar, incluindo a fatura atual, todas as parcelas de compras e empréstimos que ainda vão vencer até o final do mês consultado, além das parcelas de um parcelamento da fatura. VENCIDAS, o valor das faturas ou prestações que você não pagou e já passou da data de vencimento. EM PREJUÍZO, o valor das faturas ou prestações que estão atrasadas há mais de 180 dias. O relatório mostrará todas as suas operações de crédito e o status delas, seja em dia, em atraso ou em prejuízo. Se encontrar algo estranho, entre em contato com seu banco.
O SCR pode ser consultado por você, pelo Banco Central e pelas instituições financeiras, desde que tenham a sua autorização prévia. Aqui no Nubank, realizamos o registro das suas informações de crédito, conforme informado na nossa Política de Privacidade. Além disso, ao aceitar os termos desta Política, você autoriza o Nubank e as empresas do mesmo grupo econômico a consultarem suas informações na base de dados do SCR. E, caso o Nubank queira ceder ou dar estes créditos em garantia para terceiros, estes também poderão consultar as suas informações de crédito do SCR, caso tenham acesso ao sistema.
Nós encaminhamos suas informações para o Banco Central até o 9º dia útil de cada mês. Essas informações se referem à posição das operações no último dia do mês anterior e são processadas entre 2 a 3 dias úteis após o envio delas. Devido ao tempo entre o envio das informações e o processamento delas, é comum que os dados do relatório do SCR tenham uma defasagem mínima de 20 dias em relação à última informação enviada. Portanto, caso você tenha feito algum pagamento que ainda não apareceu no registro, é só aguardar até o mês seguinte para verificar as informações mais recentes.
O SCR não é um órgão de proteção ao crédito. Logo, não é possível solicitar a exclusão do seu nome, apenas a exclusão de informações incorretas. Mas não se preocupe: ter o seu nome no SCR não indica negativação, já que o registro não está atrelado a órgãos de proteção. O registro no SCR quer dizer apenas que suas operações de crédito são reunidas e armazenadas em um banco de dados gerenciado pelo Banco Central.
Você pode consultar o seu histórico de informações no SCR dos últimos 2 anos. Para instituições financeiras, os dados disponíveis são referentes aos últimos 60 meses. Dívidas com mais de 5 anos deixam de aparecer no relatório, mas ainda podem ser cobradas pelas instituições financeiras.

Política de Privacidade

Confira os termos relacionados às suas informações.

Acesse a Política de Privacidade

Transparência

  • Política de privacidade
  • Política de segurança
  • Termos de Uso
  • Ética, Compliance e ESG
  • Contratos
  • Sobre investimentos
  • Relatórios financeiros
  • Convenção de Boletos
  • PLD/CFTP
  • Dados abertos
  • SCR
  • PRSAC

Fornecedores

Fale com a gente

Capitais e regiões metropolitanas

4020 0185

Demais localidades

0800 591 2117
Canal de atendimento em librasPortal de Relacionamento com Autoridades Judiciais e Administrativas

Ouvidoria

Atendimento em dias úteis das 8h às 18h (horário de Brasília)

0800 887 0463ouvidoria@nubank.com.br

Privacidade e proteção de dados

Encarregada: Raíssa Moura Ferreira

dpo@nubank.com.brProcedimentos de Ouvidoria

Redes Sociais

LinkedinYouTubeFacebookInstagramTwitter